Oficina: As organizações públicas e privadas perante os desafíos complexos do Século XXI (menção especial ao terrorismo yihadista).

Aluno envolvido:
Major doutorando Juan Manuel Ramos Santamaria

Orientação:
Professor Dr. Jerley Pereira da Silva

Organizadores:
Professor Dr. Marcos Antônio Gagliardi Cascino
Professor Dr. Jerley Pereira da Silva
Professora Pós-doutora: Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Título:
As organizações públicas e privadas perante os desafíos complexos do Século XXI (menção especial ao terrorismo yihadista).
Redação final: Ana Maria Ramos Sanchez Varella

No dia 26 de outubro de 2022, o Major Juan Manuel Ramos Santamaria, doutorando da UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri- Espanha apresentou a Oficina organizada pelos doutores Marcos Antônio Gagliardi Cascino, Jerley Pereira da Silva e Ana Maria Ramos Sanchez Varella.

Apresentou-se às 19h, para o Curso de Administração. O Major Juan iniciou sua Oficina chamando a atenção dos estudantes para ficarem atentos às mudanças globais.

Destacou os últimos acontecimentos do mundo, entre eles o advento do Daesh, a guerra da Ucrânia, o Brexit, a COVID-19. Esses acontecimentos são desafios que as organizações públicas e privadas têm e tiveram de enfrentar porque geraram graves problemas.

Ele confirmou sua ideia de que as organizações devem estar preparadas para enfrentar adversidades, desde uma pandemia, até um ataque terrorista. Ele afirmou que a liderança das organizações tem de encontrar caminhos para superação.

Lembrou aos estudantes que as corporações, as entidades públicas e as empresas, devem se preparar, organizar-se para enfrentar tudo.

A sociedade tem de acompanhar as mudanças que se apresentam, é o caso da estratégia da União Europeia contra o terrorismo, porque tem de prevenir, proteger, perseguir, responder. O Major doutorando explicou sobre as teorias do cisne preto e o rinoceronte cinza e avaliou o impacto do altamente improvável, no caso da primeira e, a falta de resposta ante sinais evidentes, no caso da segunda. Confirmou a ideia de que o mundo está em constante mudança e as empresas têm de se adaptar a elas.

O Major Juan expôs que a prevenção do crime envolve abordar as raízes de suas causas e não somente os atos criminais e as suas consequências. Para ele, as políticas de segurança, especialmente as da prevenção, têm de ter uma abordagem ampla. Devem incluir não só as agências policiais, mas também as instituições e os profissionais.

Há a necessidade da cooperação de outros setores, como as escolas, as universidades e outras instituições de ensino, para evitar que os jovens entrem no mundo do crime.

O setor privado, quando ligado às atividades financeiras pode contribuir com o desenvolvimento de procedimentos para prevenir atividades de fraude ou de lavagem de dinheiro. Terminou sua Oficina afirmando que as organizações da sociedade civil também podem ter um papel na gestão de campanhas para a sensibilização do público. Após sua apresentação os estudantes puderam questioná-lo e aplaudi-lo.

Lead - Conversa Whatsapp

"*" indica campos obrigatórios

Nome completo*