Oficina: Chefia e cooperação internacional nas organizações privadas e públicas no século XXI

Aluno envolvido:
Major doutorando Juan Manuel Ramos Santamaria

Orientação:
Prof. Dr. Jerley Pereira da Silva

Organizadores:
Prof. Dr. Marcos Antônio Gagliardi Cascino
Prof. Dr. Jerley Pereira da Silva
Profa. Pós-doutora: Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Parceira:
UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri- Espanha

Título:
Chefia e cooperação internacional nas organizações privadas e públicas no século XXI”.
Redação final: Ana Maria Ramos Sanchez Varella

No dia 24 de outubro de 2022, o Major Juan Manuel Ramos Santamaria, doutorando da UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri- Espanha apresentou uma Oficina, sob a coordenação e organização dos doutores Marcos Antônio Gagliardi Cascino, Jerley Pereira da Silva e Ana Maria Ramos Sanchez Varella.

Foram duas apresentações, pela manhã, às 6h e à noite às 19h. A platéia foi formada pelos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Análise de desenvolvimento.

Foram analisados a importância da missão, da visão e dos valores de uma empresa, seja pública ou privada. Além disso foram destacadas as habilidades

que são necessárias, hoje, para chefiar e liderar uma organização, principalmente em um momento de incertezas no mundo. Seja em função do Brexit, da guerra da Ucrânia, do Pós-Covid ou o advento do grupo terrorista Daesh.

Ele tocou em questões muito delicadas, entre elas a forma de ação dos dirigentes e responsáveis das empresas públicas e privadas para enfrentar esses desafios. De que maneira as empresas reagem? O caminho seria ficar atento aos movimentos globais, para entender o que pode ocorrer? As constantes mudanças e dificuldades de informações podem gerar impacto nas empresas?

O Major Juan orientou os estudantes a desenvolver suas habilidades, gerar conhecimentos e com essas aprendizagens buscar inovações, seja na alfabetização digital ou no próprio processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O destaque foi dado ao desenvolvimento da inteligência emocional, porque o movimento das empresas públicas ou privadas levam o indivíduo a lidar com os desafios atuais.

Destacou também a  importância das habilidades brandas (soft skills). Elas são fundamentais para atrair e reter talentos.

Ele citou as mudanças das dinâmicas nas Empresas. Exemplificou os Estados Unidos, que somente em 2021 demitiram 47 milhões de trabalhadores, por diferentes fatores, até mesmo por ambiente de trabalho ruim, falta de reconhecimento etc.

No final os estudantes puderam refletir, questionar e saíram com diferentes possibilidades para o repensar de suas atitudes.