Oficina: Combate contra o terrorismo yihadista e o crime organizado: duas faces de uma mesma moeda

Aluno envolvido:
Major doutorando Juan Manuel Ramos Santamaria

Convidados:
Tenente Coronel Denis Fernandes da Policía Militar de São Paulo
Delegado Fabiano Barbeiro da Polícia Civil de São Paulo

Orientação:
Professor Dr. Jerley Pereira da Silva

Organizadores:
Professor Dr. Marcos Antônio Gagliardi Cascino
Professor Dr. Jerley Pereira da Silva
Professora Pós-doutora: Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Parceria:
UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri- Espanha

Título:
Combate contra o terrorismo yihadista e o crime organizado: duas faces de uma mesma moeda
Redação final: Ana Maria Ramos Sanchez Varella

No dia 25 de outubro de 2022, o Major Juan Manuel Ramos Santamaria, doutorando da UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri- Espanha apresentou a Oficina, sob a coordenação e organização dos doutores Marcos Antônio Gagliardi Cascino, Jerley Pereira da Silva e Ana Maria Ramos Sanchez Varella. Essa Oficina contou com mais dois participantes, o Tenente Coronel Denis Fernandes da Polícia Militar de São Paulo e o Delegado Fabiano Barbeiro da Polícia Civil de São Paulo. Foi uma manhã especial para os estudantes dos Cursos de Psicologia e Enfermagem.

O Major Juan Manuel Ramos Santamaría iniciou sua apresentação com o título: “Combate ao terrorismo e ao crime organizado na União Europeia”, baseado no título de sua tese: O instrumento policial na luta contra a ameaça yihadista do Daesh: ferramentas normativas na Espanha e na União Europeia.

Os estudantes ficaram muito atentos, porque entenderam que o objetivo de uma Oficina Interdisciplinar é incentivá-los às pesquisas para além da sua área do conhecimento.



O Major Juan levantou questões referentes ao advento do grupo terrorista Daesh, à mobilização de combatentes estrangeiros. Refletiu sobre a forma como o mundo reagiu criando a Coligação Internacional, para que, desde uma abordagem holística, conseguisse acabar com a posse de território do grupo. Foram analisados o emprego do instrumento policial e militar contra o terrorismo e a importância de outras áreas da sociedade nesse desafio.

Outra questão levantada foi a preparação para a intervenção dos serviços sanitários em caso de um ataque num Grande Evento, como o ocorrido em Manchester em 2017, no concerto de Ariana Grande.

Da mesma forma, falou sobre a forma em que as forças de segurança encaram o crime organizado na Europa, com especial referência ao tráfico de drogas no sul da Espanha.

Em seguida, houve a apresentação do Tenente Coronel Denis Fernandes, da Polícia Militar de São Paulo que traçou paralelo entre os métodos terroristas e os ataques que a cidade de São Paulo sofreu em 2006. O terrorismo e o crime organizado se diferenciam no objetivo, porém, nos métodos e procedimentos têm muitas semelhanças.

Para encerrar o Sr. Delegado da Polícia Civil de São Paulo Fabiano Barbeiro comentou sobre a importância das investigações sobre o crime organizado. Após as apresentações os estudantes puderam participar com perguntas e questionamentos.