O Curso

O mercado editorial vem passando por profundas mudanças: a crise das livrarias físicas; o aparecimento do e-commerce; e o surgimento dos livros digitais, dos audiolivros e tantos outros, são só alguns exemplos das transformações às quais os profissionais do livro tiveram que se adequar nos últimos anos. Este cenário de transformação se agrava com o fato de que a maior parte dos cursos que fornecem mão-de-obra para o setor editorial concentram-se na produção tradicional do livro, sem preparar o aluno para a gestão deste tipo de negócio.

Neste sentido, dominar técnicas de gestão e o universo digital, além de ter uma visão global do setor, tornam-se diferenciais na formação do profissional.


Objetivo do curso: Auxiliar o aluno a desenvolver habilidades gerenciais específicas para o negócio editorial, incluindo planejamento, finanças, gestão de projetos e novas tecnologias. Capacitar o aluno a gerenciar a produção de publicações, abrangendo toda a cadeia produtiva editorial.

Para quem é o curso?

Profissionais atuantes ou interessados em ingressar no mercado editorial;
Interessados em abrir negócios na área editorial;
Gestores de conteúdo que demandem acompanhamento e coordenação editorial (editores de revistas acadêmicas, sites literários etc.).

Onde você irá atuar?

O especialista em Edição e Gestão Editorial poderá trabalhar como editor, publisher, assistente, coordenador, produtor e gerente na área editorial, ou até mesmo abrir seu próprio negócio. Seu campo de atuação não se restringe às editoras propriamente ditas, se estendendo a toda a cadeia do livro.

Nossos coordenadores: Prof(a) Cibele Bustamante e Prof. Leandro Müller

Cibele Bustamante: Formada em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, mestre em Design pela ESDI/UERJ e PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão.

Foi designer freelancer para várias editoras brasileiras, e trabalhou como designer para as agências de comunicação Selluloid e InPress Porter Novelli, no Brasil; além de ter sido designer editorial na NoveNoveSei Edizioni, na Itália.

A frente do NESPE, é coordenadora das pós-graduações em Edição e Gestão Editorial e Design Editorial em parceria com a Ítalo, e é professora dos cursos de Design Editorial, Produção de E-books e Indesign.

Foi membro do Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.

Leandro Müller: Leandro Müller é pesquisador do mercado editorial, graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto), mestre em Comunicação Social (UERJ), e doutorando em Comunicação Social (UERJ).

Também editor e escritor, tem nove livros publicados no Brasil e na Espanha, entre eles “Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado”, “O consumidor de livros: prática de comportamento em livrarias”, e “Pequeno Tratado Hermético sobre Efeitos de Superfície”, vencedor do “Prémio Master en Edición” do Grupo Santillana Formación, na Espanha.

Por cinco anos fez parte da equipe de professores da pós-graduação em Editoração do IUPERJ.

Modalidade

EAD

Duração

24 meses

Informações do curso

Turmas e Duração

Próxima turma Agosto/2022
(turmas 100% EAD).

Duração: 24 meses

Investimento

Valor da matricula: R$80,00
+ 24 parcelas de
R$ 499,00

*Pagamento até dia 10 de cada mês.

Diferenciais

Businesswoman explaining management strategy showing company graph

Evolução profissional

Aprenda as melhores técnicas para se tornar um designer profissional.
African in marketing corporate office working to finish deadline

Evolução pessoal

Expansão de conhecimentos e habilidades.
Two Men Reading in Library

Mentoria com o Coordenador

Mentoria com o Coordenador do curso, um profissional experiente para orientá-lo na carreira
+ 50
Anos de história

Nota máxima
no MEC

5/5

Horários Flexíveis

É o que estão dizendo...

O que falam da Ítalo

Nossos alunos são um sucesso!

Em dúvida?

Fale com nosso time

Não deixe de falar com a nossa equipe antes de tomar qualquer decisão. Essas escolhas farão a diferença no seu futuro.